top of page

INTRODUÇÃO

O CICLOTURISMO:

O homem está cada vez mais limitado nos seus movimentos, face ao desenvolvimento industrial que ele próprio criou. Os transportes onde cada vez se perde mais tempo, os horários de trabalho pouco facilitadores de uma prática quotidiana ou regular de actividade fisica, a ausência de uma cultura física enraizada na população, etc. são factores limitados que conduzem ao imobilismo e ás chamadas «doenças de sociedade moderna».

Por outro lado, os excessos de álcool, tabaco e desiquilíbrios alimentares que conduzem ao excesso de peso, são factores que contribuem para uma má condição física. Uma das formas de ajudar à correcção do excesso de peso, de evitar o uso moderado do álcool e tabaco é a prática da actividade física. Como «actividade física» vamos propor-lhe, desta vez o cicloturismo.

O cicloturismo é, de facto uma forma de se «viajar» de bicicleta quer individualmente, quer em família ou em grupo mais alargado, em qualquer idade e conforme as possibilidades físicas de cada um. O cicloturismo é, sobretudo, uma forma equilibrada de ocupação dos tempos livres, permitindo passeios de circunstância em que se vai escolhendo o itinerário à medida que se se circula ou, por outro lado, se percorrrem itinerários antecipadamente estudados.

Conseguimos assim, juntar benefícios de natureza física (inerentes à actividade em si mesma), psíquica (a «libertação» provocada pelo contacto directo com a natureza) e social (entre-ajuda, convívio e camaradagem).

Mas no cicloturismo não podemos descurar um dos factores principais "A SEGURANÇA"

PELO QUE:
Sobre as duas rodas, à duas vezes mais razão para estar atento...É fundamental o respeito pelas regras de trânsito e, para além disso, uma vigilância permanente sobre os perigos da circulação.

ASSIM!!!

NA  CIDADE PRESTE ATENÇÃO:
Às portas dos veículos que se abrem bruscamente; Aos automóveis que saem dos estacionamentos;
Aos peões que atravessam as ruas muitas vezes fora das passagens próprias para os mesmos;
Às crianças que, inesperadamente podem aparecer na faixa de rodagem. 

NA ESTRADA:
Circule pela direita, bem encostado à berma; Se necessitar parar faça-o fora da faixa de rodagem;
Nunca circule a par com outro ciclista; faça-o atra´s ou à frente, circulando em bicifila;
Nunca se faça rebocar, nem transporte objectos que ponham em perigo o equilibrio ou a condução;
Tenha em atenção a deslocação de ar provocada por ultrapassagens de veículos pesados.

É ainda importante:
Fazer uso de capacete de protecção sempre que usa a bicicleta;
Ver e ver ser visto,
Possuir luzes indispensáveis;
Vestir roupas claras e usar marcas fluorescentes para circular de noite ou com má visibilidade.

bottom of page